O que fazer com o jornal velho que você vai jogar fora?

Todo mundo tem em casa um jornal velho e vai jogar ele fora em algum momento não é mesmo? Então vem com a gente e aprenda algumas ideias criativas para reaproveitar jornal velho.


Imagem de kalhh por Pixabay


VAMOS APRENDER...


Jornal velho em casa, jogar fora ou reaproveitar?


Se você assina ou tem o hábito de comprar jornais frequentemente, pode ser que uma grande pilha de jornais velhos já tenha se formado em sua casa. Antes de simplesmente jogá-los no lixo, porém, considere que o uso de um jornal vai muito além da leitura das informações!


Quem tem um pet em casa pode considerar o jornal antigo como um grande amigo. É possível utilizá-lo para cobrir o local onde o animal dorme, forrar gaiolas e mostrar ao seu melhor amigo qual o lugar certo de fazer suas necessidades. O papel do jornal é um potente absorvente de odores e umidade, o que ajuda a manter esses locais sempre secos e livres do mau cheiro.


Além dessas propriedades, o jornal ajuda ainda a resolver uma boa variedade de problemas domésticos cotidianos, como o cheiro de comida que não sai de um pote de plástico ou o sapato que você precisa que seque com mais rapidez.


Outra função boa do jornal também pode ser usado para dar um toque decorativo a mais em vários objetos e renovar o visual da sua casa – desde paredes inteiras e capas de caderno, até coisas simples e ainda mais pessoais, como as suas unhas.


Contudo, reutilizar o jornal velho é vantajoso economicamente e ainda é ajuda na reciclagem, uma vez que é uma maneira de diminuir a produção de lixo e substituir itens que precisariam ser comprados.


Leia também:


Ideias para reutilizar o jornal velho


Agora vamos a algumas ideias bacanas para reutilizar o jornal em sua casa:


1. Eliminar mau cheiro


O jornal é uma ótima arma contra mau cheiro: tanto o papel quanto a tinta têm a capacidade de absorver odores. Assim, você pode usar os jornais antigos para forrar latas de lixo, colocar dentro de sapatos e potes que ficaram com cheiro de comida, por exemplo. Deixando o papel fazer seu trabalho por alguns dias, o odor vai ser suavizado.


2. Acelerar o amadurecimento de tomates


Quer que seus tomates fiquem maduros mais rápido? Embrulhe-as com jornal! O papel vai ajudar no aceleramento do processo e o produto ficará no ponto em uma velocidade maior que o de costume.


3. Plantar sementes e mudas


É possível começar um jardim ou uma horta em “vasinhos” de jornal. Para fazê-los, basta moldar o jornal ao redor de um copo, dobrando bem o fundo para que o formato não desmanche quando o copo for retirado. Depois, é só encher o copinho de jornal com terra e plantar o que quiser. Se as plantas crescerem demais, você pode transferi-las para o chão ou um vaso maior sem retirá-las do jornal.


4. Na jardinagem


Se você já tentou cultivar uma horta ou jardim e teve problemas com o crescimento de ervas daninhas, saiba que o jornal é uma ótima solução! Basta cobrir o solo com jornal, regá-lo com bastante água e cobrir tudo com adubo orgânico. Assim, o jornal bloqueará as ervas e impedirá que elas cresçam, ao mesmo tempo em que o adubo ajuda as outras plantas a florescer.


5. Conservar frutas


Mesmo fora da geladeira, guardar frutas embaladas em jornal manterá a umidade longe, ajudando na conservação dos produtos e prevenindo que eles apodreçam com facilidade.


6. Proteger tapetes


Forre o chão com jornais e, depois, coloque o tapete sobre eles. Além de ajudar a proteger o tapete, mantendo-o livre de umidade, os jornais farão com que ele deslize menos. Seguindo uma linha parecida, você pode usar jornal para forrar o carpete do carro.


7. Jogar vidros no lixo


Se onde você mora não tem coleta seletiva e o vidro é jogado no lixo junto com outros materiais, embalá-lo com jornal pode ser uma boa alternativa. Assim, é possível evitar que o vidro se quebre ou, se já estiver quebrado, que os pedaços acabem rasgando o saco de lixo.


8. Secar sapatos


Além de absorver odores, o papel do jornal também é um bom absorvente de umidade. Usando-o dentro de sapatos, você pode acelerar a secagem após a lavagem ou se livrar a umidade em dias chuvosos.


9. Conservar temperaturas


O papel do jornal é um bom conservante de temperaturas. Se precisar manter algo aquecido ou gelado por mais tempo, embrulhe o item com várias camadas de jornal.


10. Forrar camas para animais de estimação


O jornal fará com que o lugar em que seu animal de estimação dorme mantenha-se sequinho, livre de odores, aquecido e ainda é ótimo para ajudar a combater o acúmulo de bactérias.


Então o que acharam dessas incríveis ideias de como se reutilizar o jornal velho? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.


Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog