Uma horta em casa ou apartamento: dicas e técnicas de plantio

Vamos aprender umas técnicas de plantio, manejo e colheita para estimular o cultivo e consumo de hortaliças.

 https://facavocemesmo.bioorbis.org/2019/07/horta-casa-apartamento-dicas-plantio.html
Pixabay/Domínio Público.


DICAS PARA UMA HORTA EM SUA CASA


Profissionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, em parceria com a empresa Sodexo. E, se você pensa que as dicas são válidas somente para quem mora em casa com quintal enorme, está muito enganado. Até quem vive em apartamento pode usá-las para criar sua própria horta.

"O primordial é que a planta tenha acesso ao sol e à ventilação", já avisa Antonio Cardoso, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. De acordo com ele, além de aumentar o consumo de hortaliças entre os adultos, a horta deixa as crianças mais interessadas por esses alimentos. "Quando elas se envolvem no cultivo, topam experimentar", afirma.

Legumes e vegetais. Pixabay/Domínio Público.

Outro grupo que sairia ganhando seria o dos mais idosos, uma vez que a mini plantação também pode virar um passatempo.

AS MELHORES PEDIDAS


As hortaliças certas para recipientes de até 25 e 50 centímetros de altura:

Para recipientes de 20-25 cm: Almeirão, Agrião, Chicória, Alface, Beterraba, Cebolinha, Coentro, Espinafre, Morango e Rabanete.

Para recipientes de 30-50 cm: Pimentão, Berinjela, Jiló, Couve, Brócolis, Couve-flor, Pepino, Pimenta, Quiabo e Tomate.

ONDE SEMEAR?


Os locais de plantio devem ser resistentes à umidade, como vasos de cerâmica, latas, garrafas ou caixotes.



Quando for colocar as sementes na terra, tente colocá-las em uma superfície de mais ou menos uns 2 cm. Uma medida boa para fazer isso é com a ponta de traz de uma caneta, você afunda mais ou menos na medida certa e coloque a semente.

EM APARTAMENTO OU CASA


Um espaço para plantar todos querem, e mais ainda se forem para hortaliças que no qual é bem mais saudável do que comprar em supermercados. Uma horta em casa, você que vai cuidar, você que vai adubar e saber a hora certa de colher e o melhor, sem agrotóxicos nenhum.

Sem espaço não é problema, em apartamento você pode fazer uma horta vertical (veja um postagem somente sobre horta vertical neste link: Aprenda a Fazer uma Horta Vertical), nela você pode usar aquela parede vazia da cozinha ou da varanda para montar um projeto de horta bem simples.

Referência
pensamentoverde; upcuesta.

Para finalizar veja um vídeo do canal Cursos CPT, sobre Horta Caseira - Formas de Propagação das Hortaliças - Cursos CPT:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog