Aprenda a fazer um hotel para as abelhas solitárias

Você sabia que algumas abelhas não vivem em grandes colméias com uma rainha? Sim, algumas espécies de abelhas são chamadas abelhas solitárias e essas são de grande importância para a preservação dos ecossistemas.


Imagem de Manfred Richter por Pixabay


VAMOS APRENDER...


Mas por que vamos criar um hotal para essas pequenas abelhas solitárias? Elas não tem casas ou colmélias na natureza? Calma que vamos explicar primeiro sobre esse assunto.


Leia também algumas outras postagens nossa sobre abaelhas:


Onde as abelhas solitárias constroem seus ninhos?


A muitos tipos de substratos onde várias espécies diferentes de abelhas solitárias podem construir seus ninhos, vamos a eles:

1) As fêmeas da abelha soliária da espécie Ptilothrix plumata escavam o solo e constroem ninhos subterrâneos;

2) Já as fêmeas da espécie Xylocopa macambirae constroem seus ninhos em hastes de inflorescências da planta macambira-de-flecha (Encholirium spectabile);

3) Já fêmeas da abelha solitária da espécie Centris analis nidificam em cavidades encontradas no ambiente.


Então como vocês leram, essas espécies e outras de abelhas soliárias constroem seus ninhos em vários tipos de cavidades na natureza. Mas então vem a pergunta novamente, por que nós temos que cirar um hotel para elas? A resposta é simples. Construindo um hotel para elas, elas acharam mais fácil essas cavidades para seus ninhos e claro ficará a salvo de predadores.


Mas como consturir um hotel para abelhas solitárias e ajudar na sua conservação e preservação dos ecossistemas? Não é uma tarefa muito difícil, então vamos lá.


Construindo um hotel para abelhas solitárias


Se você gosta muito mesmo dessas abelhas e quer ajuda-las, então fara um hotel para elas desse nível aqui da foto abaixo, ou a da foto da entrada da postagem:


Imagem de painter23woman por Pixabay


Mas se você não quer algo assim tão elaborado vamos a um passo a passao bem simples para construir um pequeno hotel para abelhs solitárias.


1º Passo - Coisas com cavidades


Os materiais que você vai precisar são bem simples. Coisas com cavidades que são o primordial. Tais como:

- Tijolos com furos;

- Galhos de bambu;

- Pode pegar barro molhado, fazer furos nele e esperar secar;

- Canos finos de PVC.


Imagem de Frank Wittkowski por Pixabay


2º Passo - Juntar os materiais


Pego esses materiais você vai juntá-los em algum lugar a sombra, pode ser em suportes de madeira, caixas de supermercados e entre outros, onde no qual dê para você colocar todas as partes que tem furos para fora como mostrado neste foto abaixo:


Imagem de congerdesign por Pixabay

3º Passo - Finalizar e esperar


Feito tudo isso, você pode finalizar a seu modo, como mostrado na foto antes do 1º passo. Colocar um tenhadinho, mais madeiras e entre outros. E logo depois somente esperar as abelhas acharem o seu hotel que elas vão ficar bastante felizes.


Se você já conhecia ou se não as abelhas solitárias deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog